sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Probabilidade...

Bom dia galera,
Olha só como começamos oficialmente a nossa matéria de Métodos Quantitativos, com a tão temida PROBABILIDADE rs.
Foi nesta segunda aula que demos o Starter na matéria, falando primeiramente de Probabilidade, fiquem tranquilos ainda não temos contas para fazer.
Quero compartilhar com vocês os pontos mais importantes da aula. No começo da aula o Professor fez a seguinte pergunta: "Eu tenho dois dados, o menor número que eu consigo obter com eles é 2, o maior é 12. Jogando o dado ao acaso qual a probabilidade de sair mais números pares do que ímpares?"
Pela lógica nós pensamos assim: "Se os dados já começam com 2, a probabilidade de sair números pares é maior, porque o número 1 (ímpar) não pode ser obtido!". Venho dizer para vocês que este pensamento está super ERRADO. A probabilidade de sair números ímpares e números pares é exatamente a mesma. Calma aí, vou explicar...
Observe esta tabela:

Está é a tabela dos dados, podem observar que a probabilidade de obtermos pares ou ímpares é a mesma, e ainda tem mais uma coisa, a linha da diagonal principal é formada pelo número 7, ou seja, te todos os números que podem ser formados com os dados, o número 7 tem a probabilidade maior de ser formado!
É muuuito louco isso rs!
Ainda no contexto dos dados, o professor fez uma brincadeira com a gente na sala, ele pegou os dados e disse: "De todos os números que podem ser formados com os dados eu vou escolher o 5,6,7,8 e 9, vocês vão ficar com os números 2,3,4,10,11 e 12. Irei jogar o dados 10 vezes e vamos ver quem vai ganhar!". Aparentemente nós alunos estamos com a vantagem de estarmos com 1 número a mais que o professor, mas isso não passa de aparência mesmo rs.
Depois que o professor jogou os dados as 10 vezes, o placar ficou assim: 7X3 para o professor. POR QUE? É SORTE? MACUMBA? O QUE É? kkkkkk
Acho que na escola vocês já devem ter ouvido falar deste cara, Gauss! Ele criou uma tabela chamada "Curva de Gauss", que é exatamente assim:

Com a Curva de Gauss tudo fica mais claro, os pontos mais altos da curva são os números que tem mais probabilidade ser serem formados, e os mais baixos tem menos probabilidade.
Na minha opinião esse cara é muuuito fera! 

Bom galera esse foi uma parte da nossa aula, mais tarde iremos soltar mais um post, aguardem! 
Beijos!

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